Sunday, June 11, 2006

Identidade Visual > Ensenave

A empresa foi criada no Brasil como "Estaleiro Riviera" na década de 60, por uma família de origem italiana que, de geração em geração, tem mais de 200 anos de experiência no ramo de construção, reparos e reformas de embarcações. O nome foi mudado pra "Ensenave do Brasil" em 1990. E após 10 anos utilizando a marca, criada por uma gráfica sob as orientações do patriarca que comandava os negócios, a nova geração sentiu a necessidade de renovar sua imagem como parte da meta de posicionar-se com firmeza num mercado cada vez mais competitivo.

A nova marca deveria refletir uma empresa atualizada com seu tempo, ágil, eficiente e baseada na tradição e experiência. Optou-se por um logo leve, com ícone e texto complementar em tons de azul, para agradar a predominância masculina entre os clientes potenciais e referenciar côres e movimento do céu e o mar, aludindo à navegação em geral. O tridente que forma o ícone da letra "E", remete a Poseidon, o "Deus do Mar", símbolo familiar ao público alvo e que ao mesmo tempo reforça a idéia de tradição em ambos os sentidos, pois o antigo logotipo exibia a figura mitológica de um tritão portando um tridente. O conjunto do ícone contido num losango em perspectiva auxilia em dar harmonia ao conjunto e denota modernidade.

Para a tipologia optou-se por uma fonte sem serifa, para imprimir seriedade, mas também amigável, pelas leves curvaturas que também dão mais leveza. O vermelho-vivo e a inclinação de 15 graus sugerem respectivamente posicionamento firme no mercado, arrojo / agilidade e velocidade na prestação dos serviços.

Para a fachada do barracão/escritório localizado numa esquina, em frente ao Iate Clube de Paranaguá, foi programado uma apresentação limpa, com pintura em cores neutras: fundo branco e tons de cinza, para realçar a aplicação de detalhes nas cores complementares da nova identidade. A aplicação do logotipo em posição estratégica para ser facilmente visualizado por pedestres em motoristas trafegando em ambas as ruas do entroncamento.

Os uniformes foram previstos em tons complementares da identidade visual, sendo tons escuros de azul, para camuflar a sujeira acumulada durante a lida do dia no serviço pesado de marcenaria e pintura. Os tons claros começam no peito e na metade das costas com aplicação da logomarca nestas áreas.

Escritório: RUMO PUBLICIDADE / 41 3423.4230 / www.gruporumo.com
E-mail:
comercial@gruporumo.com
Cliente / Ano: Ensenave do Brasil/ 2001
Criação / Direção de Arte: Harold Alves Junior.
E-mail:
design@gruporumo.com

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